16 de junho de 2012

Archetypes: Magical & Spellbook



Ae galera! Estou aqui, como sempre, com a parte de Archetypes, e dessa vez trago a vocês os magos arcanos, que constantemente se preparam com seus livros e magias, os Magicals, que são um dos Archetypes que vieram no REDU, e junto com eles, é mais que obrigatório falar dos Spellbooks.


Os Magicals são um Archetype Spellcaster que se relacionam com os Spellbook para aproveitar de seus efeitos. Todos tem um atributo diferente e são baseados em cartas de Tarô. Como dito antes, vieram no Booster Return of the Duelist (e como dito no outro post, está vindo para o TCG), porém, alguns monstros que podem ser considerados do Archetype por conter Magical no nome vieram bem antes, como por exemplo o "Breaker, the Magical Warrior".
Todos eles tem efeitos relacionados aos Spellbooks, que são cartas Mágicas. Os Spellbooks por serem Spells, não são muito fáceis de buscar, mas para isso podemos usar tanto o Batel of the Spellbooks, quanto as cartas Mágicas Spellbooks: Grimoire e Hygromanteia. Os Spellbooks suportam os Spellcasters em geral, então eles se encaixam facilmente em qualquer deck com esse tema, e além disso, como podem procurar outros, pode-se aproveitar deles para gerar Spell Counters.

Terminando isso, vamos aos Monstros do Archetype:

MagicalSummonerTemper-REDU-JP-R.jpg
Temper the Magical Summoner


Level 3 - Spellcaster/Effect - EARTH
1000 ATK / 1000 DEF

During your Main Phase, if you activated a "Spellbook" Spell Card this turn: You can Tribute this card; Special Summon 1 Level 5 or higher LIGHT or DARK Spellcaster-Type monster from your Deck. You cannot Special Summon other Level 5 or higher monsters during the turn you activate this effect.

Começando pelo monstro principal e mais notável do Archetype: O Temper. Se você ativou uma Spellbook durante o turno, você pode tributá-lo para chamar um monstro Spellcaster de level 5 ou maior LIGHT ou DARK para seu lado do campo do seu Deck. Um efeito incrível, e obviamente a primeira coisa que vem a cabeça é o clássico Dark Magician, que preenche os requisitos, tornando o Temper uma carta interessante para um Deck do mago. Além disso, temos o próprio Spellcaster do Archetype, Junon, que é o alvo principal desta carta, além de poder se aproveitar da Sorciere de Fleur e fazer Xyz rápidos. Porém, esse ótimo efeito vem com um custo: Não poder chamar especialmente outros monstros de nível 5 ou maior durante o mesmo turno, o que pode desacelerar o deck no quesito de fazer Xyz, porém, se você já tinha um monstro do mesmo nível do monstro chamado por ele no turno passado, não há problema algum, já que os Xyz não tem nível, e sim Rank.

MagicalSwordsmanShario-REDU-JP-C.jpg
Chario the Magical Swordsman


Level 4 - Spellcaster/Effect - WIND
1800 ATK / 1300 DEF

Once per turn: You can discard 1 "Spellbook" Spell Card to target 1 Spellcaster-Type monster in your Graveyard; add that target to your hand. 




MagicalWarriorFors-REDU-JP-C.jpg
Forse the Magical Warrior


Level 4 - Spellcaster/Effect - FIRE
1500 ATK / 1400 DEF

Once per turn: You can shuffle 1 "Spellbook" Spell Card from your Graveyard into the Deck to target 1 face-up Spellcaster-Type monster you control; increase its Level by 1, and it gains 500 ATK.

Ambos os recyclers do Archetype, o primeiro recicla monstros, enquanto o segundo recicla Spellbooks, o que pode causar uma boa combinação juntos, o Chario descarta o Spellbook pra adicionar um Spellcaster, enquanto o Forse retorna o Spellbook descartado para ganhar pontos de ATK e mais um nível. O Chario tem um ATK bem alto pra um Level 4, porém seu custo pode ser bem alto certas vezes por ter que descartar um Spellbook para adicionar um Spellcaster do Cemitério para a mão, porém, pode ser bem útil no caso de reciclar um Effect Veiler ou até um Temper. O segundo  trabalha perfeitamente junto a ele, o Forse tem a capacidade de retornar 1 Spellbook do cemitério para o Deck, e com isso, ele pode fazer um Spellcaster ganhar 1 Level e 500 ATK, sendo usado nele, deixando-o com 2000 ATK rapidamente, o que pode destruir muita coisa. Além disso, ele recicla seus Spellbooks, que vão facilmente ao Cemitério permitindo-lhe realizar mais jogadas, porém seu aumento de nível pode atrapalhar muito certas vezes, impossibilitando-o de fazer Xyz ou um Synchro desejado.

MagicalArcherLamour-REDU-JP-C.jpg
L'Amour the Magical Archer


Level 3 - Spellcaster/Effect - EARTH
600 ATK / 2000 DEF

Once per turn: You can reveal 1 "Spellbook" Spell Card from your hand; Special Summon 1 Level 4 or lower Spellcaster-Type monster from your hand.

O L'Amour é realmente muito bom, mas somente caso seu Deck foque em ou trazer o Temper o mais rápido possível para o campo para chamar monstros de Level alto, ou fazer Xyz Rank 3. Ele pode fazer Special Summon de um monstro de sua mão por revelar um Spellbook, algo não muito difícil de se conseguir na mão, porém, seu ATK é bem baixo e mesmo com sua DEF compensando muito, não se tem nenhuma garantia de que seu oponente o deixará vivo durante um turno, praticamente te forçando a colocá-lo em modo de ATK, algo que pode não ser problema algum caso vá fazer Xyz, porém não o acho realmente útil na maioria dos Decks.

MagicalCalligrapherBatel-REDU-JP-SR.jpg
Batel of the Spellbooks


Level 2 - Spellcaster/Effect - WATER
500 ATK / 400 DEF

When this card is Normal Summoned or flipped face-up: Add 1 "Spellbook" Spell Card from your Deck to your hand. 

O Batel está sem o Magical no nome na Dueling Network não sei porquê, mas vou deixá-lo assim caso queiram identificar. Um monstro de nível baixo com Stats extremamente baixos e que pode adicionar um Spellbook do Deck para a mão, algo que pode ser realmente útil. Para ativar seu efeito é bem simples e não há custo: Somente necessita fazer sua Normal Summon ou virá-lo para cima (Nota: Não é necessário ser um Flip Summon, ativa-se como um efeito "FLIP"). Como é nível 2, pode-se buscar facilmente pelo Apprentice Magician e colocá-lo em face-down, então, caso o oponente ataque ele ainda irá ativar seu efeito e você ganhará um Spellbook, além disso, não é nada difícil trazê-lo ao campo, já que não requere nada, porém, pode ser bem arriscado, já que seus stats são baixos, mas é uma boa carta e pode ser muito bem aproveitada.

MagicalEruditeJunon-REDU-JP-SR.jpg
Junon the Magical Priestess


Level 7 - Spellcaster/Effect - LIGHT
2500 ATK / 2100 DEF

You can reveal 3 "Spellbook" Spell Cards from your hand; Special Summon this card from your hand. Once per turn: You can banish 1 "Spellbook" Spell Card from your hand or Graveyard to target 1 card on the field; destroy that target. 

A Junon é um dos Bosses do Archetype e é o que podemos chamar como um Dark Magician da era ZEXAL. Ela tem o mesmo nível, ATK e DEF que o Dark Magician, o que muda é que ela é LIGHT e tem efeito, parecendo uma counterpart do mesmo. Sua Summon é muito fácil, vindo tanto pelo Temper, como por seu próprio efeito ou pela Magical Dimension e outras cartas parecidas. Seu efeito permite ser Special Summoned por revelar 3 Spellbooks em sua mão, o que pode ser uma tarefa bem difícil, por isso na maioria das vezes ela vem pelo efeito do Temper ou outras cartas. Seu segundo efeito é realmente útil: Por banir um dos seus Spellbooks gastos (do Cemitério ou mão), você pode destruir 1 carta no campo, não se restringindo somente a monstros, o que pode prejudicar e muito seu adversário.

MagicalHierophantHieron-REDU-JP-UR.jpg
Hieron the Magical Hierophant


Rank 7 - Spellcaster/Effect - DARK
2800 ATK / 2600 DEF

2 Level 7 Spellcaster-type monstersOnce per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card; destroy Spell/Trap Cards your opponent controls up to the number of "Spellbook" Spell Cards in your Graveyard. 

O verdadeiro Boss do Archetype é um monstro Xyz, o qual pelo seu Rank e requerimentos (níveis iguais ao Rank) pode ser chamado pela Junon. Seu efeito, como todos os outros Magicals abusa dos Spellbooks, e seu efeito, por remover 1 Xyz Material ele pode destruir Spell e Traps que seu oponente controle igual ao número de Spellbooks no seu Cemitério. Isso quer dizer que caso tenha 5 Spellbooks no seu Cemitério ele pode acabar com toda a backrow do seu oponente, agindo como uma Harpie's Feather Duster. Porém, caso seu efeito destrua mais de uma, ele pode ser afetado por cartas como Starlight Road e The Huge Revolution is Over, podendo destruí-lo facilmente.

GrimBookofSpell-REDU-JP-R.jpg
The Grimoire Spellbook


Normal Spell Card

Add 1 "Spellbook" card, except "The Grimoire Spellbook", from your Deck to your hand. Only 1 "The Grimoire Spellbook" can be activated per turn.



HygroBookofSpell-REDU-JP-C.jpg
The Hygromanteia Spellbook


Normal Spell Card

Target 1 Spellcaster-Type monster monster you control; it gains 1000 ATK until the End Phase. When it destroys a monster by battle this turn: You can add 1 "Spellbook" Spell Card from your Deck to the hand. Only 1 "The Hygromanteia Spellbook" can be activated per turn.

Acabando os monstros e começando a parte de Spellbooks, começamos logo pelos Spellbooks que podem procurar por outros deles: o Grimoire e o Hygromanteia. O Grimoire automaticamente procura outro Spellbook no seu Deck e o adiciona a sua mão (Nota: Não pode procurar ele mesmo e somente pode se ativar 1 por turno). O Hygromanteia também pode adicionar outros Spellbooks e não pode usar novamente ele mesmo, porém para que isso ocorra, é necessário escolher um monstro, e caso esse monstro destrua um monstro por batalha, você pode adicionar um Spellbook, e para facilitar essa tarefa, ele adiciona 1000 ATK ao monstro selecionado até a End Phase, o que pode ser muito bom junto a um Forse, o tornando um beatstick de 3000 ATK reciclando o próprio Hygromanteia.

TorahBookofSpell-REDU-JP-C.jpg
The Torah Spellbook


Quick-Play Spell Card

Activate 1 of these effects.● Target 1 Spellcaster-Type monster you control; during this turn, it is unaffected by the effects of other Spell Cards.● Target 1 Spellcaster-Type monster you control; during this turn, it is unaffected by the effects of Trap Cards.


NecroBookofSpell-REDU-JP-C.jpg
The Necromicon Spellbook


Equip Spell Card

Banish 1 Spellcaster-Type monster from your Graveyard and reveal 1 other "Spellbook" Spell Card from your hand to target 1 Spellcaster-Type monster in your Graveyard; Special Summon that target in face-up Attack Position, and equip this card to it. Increase the Level of that monster by the Level of the banished monster. Only 1 "The Necronomicon Spellbook" can be activated per turn.

Os últimos dois Spellbooks são os alvos principais dos dois acima. O Torah é uma Quick-Play Spell Card com foco em proteger seus Spellcasters de Spells ou Traps, podendo ser "Chained" a uma Spell ou Trap para protegê-los e deixá-los intactos até o fim do turno. O Necromicon tem um efeito totalmente diferente: Ele lhe permite reviver um monstro Spellcaster do seu Cemitério por banir 1 outro e revelar 1 Spellbook em sua mão, equipando-o nele. Somente pode se ativar um e o monstro chamado por esse efeito ganha níveis iguais ao monstro banido, permitindo-o chegar facilmente a um nível alto e fazer Xyz como o Boss do Archetype: Hieron. Além disso, você pode retornar a Necromicon para a mão com cartas como Brionac para utilizá-la no turno seguinte, já que seu efeito não destrói o monstro caso ela saia de campo.

Além disso, esses não são as únicas cartas Magicals e Spellbooks, mas são as que fazem parte de um archetype com efeitos próximos que vieram no REDU.

ApprenticeMagician-CP04-EN-SR-UE.pngSummonerMonk-SDDC-EN-C-1E.jpgMagicalExemplarSDSC-EN-C-1E.png

Acabando de analisar as cartas dos Archetypes, que tal dar algumas dicas de cartas para usar junto? Para monstros, como o deck abusa de Spell Cards, qualquer monstro que as precise tanto para ativar seus efeitos como para ganhar Spell Counters pode ser bem útil, e aí entram o Summoner Monk e a Magical Exemplar, duas cartas que permitem Special Summon por meio das Spell Cards. O Summoner Monk pode descartar 1 Spellbook, trazer a Forse e se aproveitar do efeito dela para reciclar o Spellbook, enquanto a Exemplar se aproveita facilmente do Grimoire ganhando 4 Counters facilmente e chamando qualquer monstro nível 4 ou menor do seu Cemitério ou mão. Como dito antes, a Sorciere de Fleur também é um bom alvo para o Temper, assim como o Endymion, the Master Magician. Outras cartas interessantes para se usar são o Apprentice Magician e os outros monstros nível 2 ou menor que tem sincronia com seu efeito, para ter outros alvos além do Batel.

SecretVillageoftheSpellcastersCSOC-EN-SR-1E.jpgWonderWand-GENF-EN-UR-1E.jpgMagicalCitadelofEndymionSDSC-EN-C-1E.jpgMagician'sCircleSDSC-EN-C-1E.jpg

Além de Monstros, muitas Spells e Traps são úteis junto a eles, como a Wonder Wand, já que todos os monstros são Spellcasters, te dando um bônus de ATK e ainda um Draw Power caso necessário. Além disso, temos as Field Spells dos Spellcasters: Magical Citadel of Endymion e Secret Village of the Spellcasters, ambas tem muita sinergia com o Deck, a Endymion se aproveitando das diversas Spellbooks podendo ser ativadas e a Secret Village se aproveitando dos seus Spellcasters para negar as Spell Cards do seu oponente. Magical Dimension também é sempre uma boa opção em Decks Spellcaster e para traps, acredito que a melhor idéia seria a Magician's Circle, que pode se aproveitar de um foco em Beatdown caso queira. Além disso, para Sides pode se usar a Rivalry of Warlords, já que caso faça um Deck puro, somente terá um tipo de monstro, podendo prejudicar o oponente.

Terminando isso, vamos a uma Decklist de exemplo:

It's Magic!

Monsters (19)
1x BLS - EOB
3x Crusader of Endymion
1x Forse the Magical Warrior
2x Junon the Magical Priestess
2x Magical Exemplar
1x Sangan
1x Sorciere de Fleur
2x Summoner Monk
3x Temper the Magical Summoner
3x Tour Guide from the Underworld

Spells (17)
1x Book of Moon
1x Dark Hole
2x Gemini Spark
1x Heavy Storm
1x Monster Reborn
2x Mystical Space Typhoon
3x The Grimoire Spellbook
3x The Hygromanteia Spellbook
2x The Torah Spellbook
1x Wonder Wand

Traps (4)
1x Solemn Judgment
1x Solemn Warning
2x Torrential Tribute

Extra Deck
15x Xyz Rank 3, 4 e poucos Rank 7 e 8

Bem, é um Deck bem básico, mas roda bem. O foco principal do Deck é trazer o Temper ao Campo e ativar seu efeito para trazer um dos Boss Monsters do Archetype. Mesmo que não o consiga, podemos continuar o jogo normalmente com os Beatsticks (Crusader e Forse), chamar muitos monstros com a ajuda do Monk, Exemplar e TGU, e poder no fim chamar tanto o BLS, quanto um dos Bosses, caso queira chamá-los por tributo.

Então, obrigado por terem lido e deixem seus comentários, críticas e sugestões abaixo ^^

Comentários
5 Comentários

5 Comentários:

CyberBlu disse:
16 de junho de 2012 11:24

Gostei da análise, e como de costume vou deixar meu deck abaixo caso alguém queira ter uma idéia. É um deck de Spellcasters puro (tirando o Maxx "C" que ajuda com draw). Fiz ele a algum tempo então não precisa dizer se esta muito ruim xD

Meu deck Magical sem Trap Cards: http://i.imgur.com/8O2wq.jpg

Layz disse:
16 de junho de 2012 17:25

Oi pessoal ai do Y7! Como sabem, eu estou criando meu proprio mangà, e o capitulo 10 ficou pronto esses dias. Eu preciso de opinioes e criticas.
Tem como voces darem uma passadinha no meu site e deixar uns comentarios do que voces acharam? Valeu pessoal!
o link:
http://aartedoanime.blogspot.it/2012/04/anuth-chronicles-cap-10-smashing-stone.html

emerongx disse:
16 de junho de 2012 20:58

queria saber desenhar tanto '-'

bom post sobre os spellbooks^^

CyberBlu disse:
16 de junho de 2012 20:59

Já deixei meu review lá :D

Layz disse:
17 de junho de 2012 13:06

Valeu pelo apoio pessoal! ^^