9 de junho de 2012

Archetypes: Madolche


Ae galera! Trago a vocês um archetype que teve pouco destaque, chegando no REDU junto aos Heroics, Magicals, OOParts, e os que receberam mais atenção: os Geargias. Sim, estou falando dos Madolches, os Doces Reais, que protegem a todo custo seu reino e sua querida Princesa.


Bem, como já dito antes, os Madolches chegaram no Return of the Duelist (que estará chegando no TCG), e vieram com um número razoável de suportes, formando seu pequeno Archetype. Os Madolche são representações de doces e vinhos franceses, estando sempre em cima de doces parecendo peças de quebra-cabeça. O nome desse archetype se supõe que possa vir de uma das 2 interpretações: o "ma" e "dolce", palavras italianas para Resistente e Doce, ou uma combinação entre "madou" e "dolce", sendo "madou" uma palavra japonesa que significa mágico.

Todos os membros do archetype tem um efeito em comum: Se retornar ao Deck quando são destruídos pelo seu oponente, tanto por efeito como por batalha (tem que ser destruído pelo oponente, ou seja, se trocar o controle com Creature Swap ou algo assim, o efeito não será ativado). E com isso, eles acabam se tornando um pouco inconsistentes, caso não esteja com a Carta de Campo deles ativa, que os permite retornar à mão em vez de voltar ao Deck. Essa inconsistência deles é causada pelo fato de sempre retornarem, o que deixa seu deck quase sempre com um número alto de cartas, dificultando vir alguma carta que precise.

Apesar disso, pode-se aproveitar disso para seus efeitos, como o do seu monstro principal, a Madolche Puddingcess, e certas outras cartas, como Mirror Ladybug e Guardian Eatos.

Após essa introdução e comentários sobre eles, vamos aos nossos queridos e fofos doces.

MadolchePuddingcess-REDU-JP-SR.jpg
Madolche Puddingcess

Level 5 - EARTH - Fairy/Effect
1000 ATK / 1000 DEF

When this card is destroyed by your opponent and sent to the Graveyard: Shuffle it into the Deck. If there are no monsters in your Graveyard, this card gains 800 ATK and DEF. When this card battles an opponent's monster: You can target 1 card your opponent controls; destroy it.

Começando pelo monstro principal do Archetype, a princesa, que comanda todo o reino e seus humildes servos à batalha. Pois bem, a Pudding certamente é um monstro interessante. Olhando-a rapidamente, podemos pensar que não seja muito útil, algo com 1000 ATK e DEF e 5 estrelas é pouco demais, mas lendo seu efeito, percebemos o quão ela pode ser forte. A doce princesa tem, como todos os outros monstros, o efeito de se retornar ao Deck quando é destruída pelo oponente, mas, além disso, ela se aproveita do efeito de seu povo e ganha 800 ATK e DEF caso não tenha nenhum monstro em seu cemitério, o que já a deixa com 1800 ATK, um ATK bom, mesmo sendo baixo para um monstro Level 5 e ainda perder pra muitos monstros de Level 4. Mas com isso, seu segundo efeito toma destaque, que a permite destruir uma carta que seu oponente controle após batalhar com um monstro (Nota: Ela destrói após a Damage Step, e o efeito ativa ganhando ou perdendo a batalha). Mas seus 1800 ATK serão facilmente barrados por outros monstros  com isso podemos nos aproveitar da Carta de Campo deles para dar um bônus de 500 ATK, a deixando com 2300 ATK, suficiente pra derrotar muita coisa, e o que ela não consiga derrubar, seu efeito destrói. Consegui-la não é tarefa difícil, mesmo sendo Fairy e EARTH, ela pode ser buscada pelo efeito da Madolche Magileine, além disso, sua invocação é facilitada com o uso de outro monstro do archetype, o Mewl-Feuille, além de cartas como Battle Fader e Valhalla, já que é um monstro Fairy.
MadolcheMajoleine-REDU-JP-R.jpg
Madolche Magileine

Level 4 - EARTH - Spellcaster/Effect
1400 ATK / 1200 DEF

When this card is destroyed by your opponent and sent to the Graveyard: Shuffle it into your Deck. When this card is Normal or Flip Summoned: You can add 1 "Madolche" monster from your Deck to your hand.

MadolcheButlerusk-REDU-JP-C.jpg

Madolche Butlerusk

Level 4 - EARTH - Spellcaster/Effect
1500 ATK / 800 DEF

When this card is destroyed by your opponent and sent to the Graveyard: Shuffle it into your Deck. When this card is Normal Summoned, if you control another face-up "Madolche" monster: You can add 1 Field Spell Card from your Deck to your hand.

A dupla de Spellcasters do Archetype tem seu efeito em comum, procurar cartas do Deck e adicioná-las, acelerando combos. A Magileine é o Stratos dos Madolche, podendo procurar qualquer monstro Madolche do Deck e adicioná-los para a mão quando ela é Normal Summoned ou Flip Summoned. Como sabemos, o Stratos teve seus motivos para ser limitado a 1, porém a Konami decidiu não cometer o mesmo erro na Magileine, somente deixando seu efeito se ativar quando é Normal Summoned ou Flip Summoned e com um ATK menor. Ah, um detalhe sobre ela: Assim como o Stratos, ela pode adicionar a si mesma, o que pode gerar OTKs com a ajuda da Ultimate Offering (apesar de que não gosto de usar a Offering). O outro Spellcaster é o Butlerusk, o mordomo da princesa, que pode adicionar uma Carta de Campo do Deck caso controle outro monstro Madolche quando ele é Normal Summoned. E caso perceba, seu efeito não se limita somente ao Campo dos Madolche, permitindo-o pegar qualquer tipo de Campo para sua mão, agindo como uma Terraforming.

MadolcheMillefeuille-REDU-JP-C.jpg
Madolche Mewl-Feuille

Level 3 - EARTH - Beast/Effect
500 ATK / 300 DEF

When this card is destroyed by your opponent and sent to the Graveyard: Shuffle it into your Deck. When this card is Normal Summoned: You can Special Summon 1 "Madolche" monster from your hand.

O Mewl é o bichinho de estimação da Princesa, o qual, por essa característica pode trazê-la ao campo facilmente. O Mewl tem o efeito de realizar um Special Summon de qualquer monstro Madolche da sua mão quando é Normal Summoned, acelerando principalmente a chegada da Puddingcess. Por realizar esse Special Summon, ele limita o efeito da maior parte dos Madolche, que necessitam ser Normal Summoned para ativar. Mas, ele ainda pode chamar ele mesmo e o Mehple, dois monstros level 3 e com isso chamar facilmente monstros Xyz (o que não é recomendado para esse deck).

MadolcheChouxvalier-REDU-JP-C.jpg
Madolche Chouxvalier

Level 4 - EARTH - Warrior/Effect
1700 ATK / 1300 DEF

When this card is destroyed by your opponent and sent to the Graveyard: Shuffle it into your Deck. Your opponent cannot target other face-up "Madolche" monsters you control for attacks.

A Guarda Real dos doces realmente faz seu trabalho, proteger seus aliados. O Choux tem um ATK razoável de 1700, e seu efeito impede que seu oponente escolha outro monstro como alvo de um ataque, protegendo seus monstros, principalmente a Puddingcess. Além disso, seu tipo Warrior o torna um alvo fácil de cartas como a Reinforcement of the Army. O Madolche com o maior ATK original tem uma arte bem interessante, cavalgando em seu pônei e com sua espada de doces empunhada para defender seus aliados.

MadolcheMouple-REDU-JP-C.jpgMadolche Mehple

Level 3 - EARTH - Beast/Effect
0 ATK / 1800 DEF

When this card you control is destroyed by your opponent and sent to your Graveyard: Shuffle it into the Deck. Once per turn: You can target 1 face-up Attack Position "Madolche" monster you control and 1 face-up Attack Position monster your opponent controls; change those targets to face-up Defense Position. Those targets cannot change their battle positions until the end of your opponent's next turn.

O último monstro listado, a ovelha pacifista. Seu efeito é realmente interessante, mudando a posição de um monstro do oponente e um monstro Madolche seu que estejam em posição de ataque para posição de defesa. Esse efeito dura até o fim do turno de seu oponente, mesmo que a ovelha seja destruída. Poder mudar a posição é algo bem útil, pois ajuda muito a Puddingcess a destruir as cartas, caso o monstro do oponente tenha mais ATK que ela, e além disso, a ovelha fica com 2300 DEF caso o Campo esteja ativo.

MadolcheChâteau-REDU-JP-C.jpgMadolche Château

Field Spell Card

When this card resolved: You can shuffle all "Madolche" monsters from your Graveyard into the Deck. All "Madolche" monsters gain 500 ATK and DEF. If the effect of a "Madolche" monster would shuffle a monster from your Graveyard into the Deck, you can add the monster into your hand instead.

O Reino dos pequenos doces realmente os ajuda, nada melhor que lutar em casa, certo? Ao seu lado, os Madolches retornam para sua mão em vez de retornar ao Deck, resolvendo o problema de inconsistência que os afeta. Além disso, quando é ativado o campo retorna todos os Madolches derrotados para o Deck. Dando um bônus de 500 ATK e DEF, aumenta muito a força dos doces, que não tem muito ATK como uma de suas características, deixando a pequena Magileine com 1900 ATK, suficiente para derrubar a maioria dos monstros Level 4 ou menor. Como a carta é um Campo, é facilmente buscado pela Terraforming e pelo mordomo da nossa querida princesa, o Butlerusk.

MadolcheManner-REDU-JP-C.jpgMadolches' Manners

Normal Trap Card

Target 1 "Madolche" monster in your Graveyard; shuffle that target into your Deck and have all "Madolche" monsters you control gain 800 ATK and DEF. Then, you can shuffle 1 monster from your Graveyard into the Deck.

Não devemos esquecer de nossas maneiras nem no meio da guerra, e essa carta nos mostra porquê. Olhando-a rapidamente, pensamos que seja inútil, pois é bem difícil ter um Madolche no Cemitério, mas caso preste atenção, ela pode dar Chain no efeito de retornar algum Madolche para o Deck, e dando o bônus de 800 ATK e DEF permanente para todos os Madolches que você controle, mostrando seu potencial e deixando nossa pequena Puddingcess com 3100 ATK caso não tenha nenhum monstro no cemitério e com a Château ativa.

MadolcheTeaBreak-REDU-JP-C.jpgMadolche Tea Break

Counter Trap Card

If you have no monsters in your Graveyard when your opponent activates a Spell or Trap Card: Negate the activation of that card and return it to the hand. Then, if you control a face-up "Madolche Puddingcess", you can destroy 1 card your opponent controls.

Uma carta Solemn do Archetype, porém com uma diferença clara: Ela somente nega o efeito, e não destrói a carta. O que tem de tão interessante nela? Ora, mesmo não sendo muito útil, é legal usar ela contra cartas como as Solemns, que vão fazer o oponente pagar pontos de vida a toa, além disso, caso você controle uma Puddingcess quando ela é ativada, permite ativar o efeito da Puddingcess sem nem ao menos atacar: Destruir 1 carta que seu oponente controla. Além disso, a carta não nega somente as cartas do oponente, mas também as suas, o que pode ser bem interessante caso necessite urgentemente destruir alguma carta que seu oponente controle pelo efeito da Pudding, mesmo não podendo atacar.

MadolcheWaltz-REDU-JP-C.jpgMadolche Waltz

Continuous Trap Card

After damage calculation, if a "Madolche" monster you control battled an opponent's monster: Inflict 300 damage to your opponent.
Bem, como sabemos, a Konami tem um fetiche em colocar uma carta totalmente ruim em seus archetypes, não sei porquê. A Waltz é um bom exemplo, mesmo dando um burn, não é muito util, pois o dano além de ser pouco, não ajuda em nada os Madolche. Falando os pontos bons... bem... ela pode ajudar a diminuir os pontos de vida do oponente mais rápido, conseguindo ajuda dos Madolche com o bônus do Campo e pode ser alvo da Magic Planter para puxar cartas sem perder muita coisa, mas ainda assim não é muito útil.


Acabando de comentar as cartas do archetype, vamos a algumas cartas interessantes para se usar junto com eles. Como dito antes, o Battle Fader é realmente útil, pois além de terminar a Battle Phase do oponente impedindo OTKs e tal, ele serve de tributo fácil para a Pudding, sendo banido quando sai de campo e não interferindo no seu bônus por cemitério vazio. Falando em trazer a Pudding facilmente, que tal o Chaos-End Master? Ele pode trazer qualquer monstro Level 5 ou maior do Deck que tenha 1600 ou menos ATK para o campo quando destrói um monstro por batalha, além de ser um monstro Tuner. Temos também a D.D. Warrior Lady, que pode ser tanto um alvo extra da Reinforcement, quanto uma isca para pegar monstros irritantes que seu oponente controle. Quer mais potencial de Synchro? Que tal os Psychics, Naturias e o Genex Ally Birdman? Os Psychics são facilmente trazidos pela Emergency Teleport e tem uma boa quantidade de monstros EARTH, o mesmo para os Naturias, e o Birdman permite reciclar seus monstros. Os Gadgets podem ser combinados com a Magileine facilmente, e o Eatos é um Beatstick de 2500 que se aproveita do Cemitério vazio.

TerraformingSDGU-EN-C-1E.jpgForbiddenLance-BP01-EN-C-1E.pngSafeZoneEXVC-EN-SR-1E.jpgTheHugeRevolutionisOver-ORCS-EN-C-1E.jpg

Quer dicas de Spells e Traps? A Forbidden Lance é praticamente obrigatória, pois diminui o ATK de um monstro por 800, permitindo o ATK baixo dos Madolches passar e caso necessário, proteger seus monstros. Falando em deixar o ATK passar, Book of Moon, Enemy Controller e Shrink também são boas opções, apesar que a Shrink é mais para algo mais ofensivo. Terraforming também é uma boa opção como substituta do Butlerusk, ou até para ser utilizada junto a ele. Traps? Safe Zone é muito boa em decks focados na Puddingcess a deixando praticamente invulnerável e se aproveitando facilmente de seu efeito. Transmigration Prophecy pode ser uma substituta da Manners, e The Huge Revolution is Over substitui a staple Starlight Road, por não precisar chamar um monstro que poderá encher seu Cemitério.

E com isso, vamos a alguns exemplos de Decks:

Protect the Puddingcess!

Monsters (14)

3x Battle Fader
1x Madolche Butlerusk
1x Madolche Chouxvalier
3x Madolche Magileine
1x Madolche Mehple
3x Madolche Mewl-Feuille
2x Madolche Puddingcess

Spells (15)

1x Book of Moon
1x Dark Hole
2x Forbidden Lance
1x Heavy Storm
3x Madolche Château
1x Monster Reborn
3x Mystical Space Typhoon
3x Pot of Duality

Traps (11)

2x Bottomless Trap Hole
2x Dimensional Prison
1x Mirror Force
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning
1x The Huge Revolution is Over
2x Torrential Tribute

Extra Deck (15)

1x Daigusto Emeral
1x Evilswarm Ourorobos
2x Fairy King Alverd
1x Gem-Knight Pearl
1x Lavalval Chain
1x Leviair the Sea Dragon
1x Maestroke the Symphony Djinn
1x Muzurythm the String Djinn
1x Number 16: Shock Master
1x Number 17: Leviathan Dragon
1x Number 39: Utopia
1x Number 50: Black Corn
1x Snowpeak Giant
1x Wind-Up Zenmaines

O Deck básico de Madolche, com foco na Puddingcess e trazê-la o mais rápido possível para o campo. Para isso, temos o Mewl-Feuille e o Battle Fader. Forbidden Lance garantem que os Madolche derrotem outros monstros e as diversas Traps são para defesa dos mesmos. No extra, como eles são EARTH, aproveita-se dos Fairy King e do Snowpeak Giant,  apesar não sendo muito recomendado realizar Xyz Summons.

Sweet Gears

Monsters (16)

3x Cardcar D
3x Green Gadget
3x Red Gadget
3x Yellow Gadget
1x Madolche Butlerusk
3x Madolche Magileine

Spells (14)

1x Book of Moon
1x Dark Hole
2x Forbidden Lance
1x Heavy Storm
3x Madolche Château
1x Monster Reborn
2x Mystical Space Typhoon
3x Pot of Duality

Traps (10)

1x Bottomless Trap Hole
2x Dimensional Prison
1x Mirror Force
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning
1x Starlight Road
2x Ultimate Offering

Extra Deck (15):

1x Stardust Dragon
1x Daigusto Emeral
1x Evilswarm Ourorobos
3x Fairy King Alverd
1x Gem-Knight Pearl
1x Lavalval Chain
1x Maestroke the Symphony Djinn
2x Number 16: Shock Master
1x Number 39: Utopia
1x Number 50: Black Corn
1x Number C39: Utopia Ray
1x Steelswarm Roach

Esse Deck mistura a plataforma Gadget Offering com os Madolches e abusa dos Xyz Summons nisso. Vendo que os Gadgets proporcionam fácil controle de campo por summon fácil e abusada junto a Ultimate Offering, e a Madolche Magileine tem o efeito praticamente igual, se abusa desses monstros para trazer diversos Xyz rank 4 e proporcionar fáceis OTKs. Como sempre a Forbidden Lance aparece e com um número razoável de Traps. 3 Fairy King Alverd pois todosos monstros usados são EARTH, então por que não abusar disso? E o C39 se aproveita fácil da Ultimate Offering, que caso esteja com poucos LPs (1000 ou menos) ele mostra sua força.
Então, foi isso sobre os Madolches, espero que gostam ^^. Ah, claro, comentem e deixem suas sugestões, comentários e críticas.

Comentários
4 Comentários

4 Comentários:

CyberBlu disse:
9 de junho de 2012 11:07

Madolches *-*

Quem quiser ver meu deck Madolche, aqui esta o link: http://i.imgur.com/9yz5C.jpg

Anônimo disse:
9 de junho de 2012 22:19

madolces são muito ruins, sério, não prestam pra nada

TheJiBaN disse:
11 de junho de 2012 11:39

Não gosto muito do archetipo, mas vc fez uma analise deveras interessante e muito completa, detalhando cada cada e seus suporte. Muito bom GX, keep on.

Yagami Lime disse:
11 de junho de 2012 12:43

Ruins? Já viu o poder que eles tem? O grande problema, é a inconsistência do deck, já que o deck raramente diminui, o que torna dificil de conseguir a carta que deseja. Outro problema, é a falta de interesse quando a Konami fez os efeitos, colocando limitações em partes, que se fossem "uma palavra" diferente, transformariam os Madolces em um archetype bem forte.