2 de junho de 2012

Archetypes: The Fabled


Ae galera! Bem, decidi dessa vez trazer um archetype da era 5D's, que muitos já devem conhecer. As feras de luz, controladas pelo poder dos demônios luminosos, os The Fabled.



Os The Fabled são um archetype derivado dos Fableds, tendo seus efeitos ativados por descarte, assim como os Fableds. Chegaram no  Duel Terminal - Charge of the Genex, e ganharam suportes e mais membros no Limited Edition Pack 16, Duel Terminal - Pulse of Trishula e Starstrike Blast.

Chamados de Fiend Roar Deity Beast no OCG, os The Fabled são uma série de monstros tipo Beast e LIGHT, que tem seus efeitos relacionado a descarte e focam em Synchro Summons rápidos por meio disso.

Essas pequenas feras são baseadas em criaturas mitológicas e lendárias do reino animal, como Cerbéros, Pegasus e Unicórnios. Todos os The Fabled tem algo em comum em suas artes: Possuem um tipo de "Familiar", uma pequena criatura que sempre os acompanha.

Eles até agora somente tem Synchros nível 4, o que os faz focar em monstros de nível baixo, sem deixar de se aproveitar de muita Special Summon.


The Fabled Cerburrel e The Fabled Chawa

TheFabledCerburrelHA04-EN-ScR-1E.png

The Fabled Cerburrel

Level 2 - LIGHT - Beast/Tuner
1000 ATK / 400 DEF

When this card is discarded to the Graveyard, Special Summon it.

TheFabledChawaHA04-EN-SR-1E.jpg

The Fabled Chawa

Level 1 - LIGHT - Beast/Tuner
200 ATK / 100 DEF

During your Main Phase, you can discard 1 "Fabled" monster and Special Summon this card from your hand.


Os principais Tuners do Archetype merecem grande destaque. Como características desses monstros, seus níveis são baixos, e sua invocação não é difícil. O Cerburrel, baseado no Cérbero, é um Tuner de nível 2 e se encaixa bem em plataformas focadas para nível 5 ou maior, por seu Special Summon fácil, simplesmente por ser descartado, não precisando ser por efeito como os Dark World, somente ser descartado. O Chawa, baseado no Chihuahua, é outro monstro bem interessante, chamado por descartar 1 monstro Fabled, ativando o efeito de muitos deles, além de que é nível 1, facilitando a invocação do Formula Synchron, mostrando sua utilidade em decks como Fabled Quasar.

TheFabledGanashiaHA04-EN-SR-1E.png
The Fabled Ganashia


Level 3 - LIGHT - Beast/Effect
1600 ATK / 1000 DEF

When this card is discarded to the Graveyard, Special Summon it. If this card is Special Summoned this way, it gains 200 ATK and is removed from play when it is removed from the field.

O Ganashia, baseado no Ganesha, entidade Hindu, é o principal alvo dos descartes, sendo chamado de volta quando ele é descartado, além de ganhar um bônus de 200 ATK, conseguindo derrotar muita coisa. Mas o ATK não irá importar tanto, pois com esse Special Summon do Cemitério que ele realiza, possibilita diversos combos para chamar tanto Synchros quanto Xyz, já que não é difícil ter sua presença em campo, e facilmente chama os Synchros do Archetype com a ajuda do Catsith e Chawa, além de chamar o grande Fabled Ragin com a ajuda do Cerburrel facilmente.

TheFabledCatsithHA04-EN-SR-1E.jpgThe Fabled Catsith

Level 1 - LIGHT - Beast/Tuner
ATK 800 / DEF 600

When this card is discarded to the Graveyard, select 1 face-up card on the field, and destroy it.

Catsith, baseado no Cat Sìth, tem um efeito bem interessante. Quando é descartado, destrói 1 carta com a face para cima em campo, e isso toma muito benefício, tanto em decks puro fabled, quanto em decks focado em descarte e destruição. Com ele, a Raigeki Break consegue um efeito parecido com a Icarus Attack, destruindo 2 cartas que seu oponente controla facilmente. Além disso, pode ser buscado facilmente do Deck para a mão, e voltar do Cemitério para o campo com facilidade com a ajuda de monstros como o Lock Cat, que facilita muito a invocação dos Synchros: Kudabbi e Unicore.

The Fabled Kokkator, The Fabled Nozooche e The Fabled Rubyruda

TheFabledNozoocheeHA04-EN-SR-1E.jpgThe Fabled Nozooche

Level 2 - LIGHT - Beast/Effect
ATK 1200 / DEF 800

During your Main Phase, you can discard 1 "Fabled" monster and Special Summon this card from your hand. When this card is Special Summoned this way, you can Special Summon 1 Level 2 or lower "Fabled" monster from your hand.


TheFabledKokkatorHA04-EN-SR-1E.jpg
The Fabled Kokkator

Level 4 - LIGHT - Beast/Effect
ATK 1700 / DEF 1500

When this card destroys an opponent's monster by battle and sends it to the Graveyard, you can discard 1 "Fabled" monster to the Graveyard to draw 1 card.

TheFabledRubyrudaSTBL-EN-ScR-1E.jpg


The Fabled Rubyruda

Level 4 - LIGHT - Beast/Tuner
ATK 1100 / DEF 800

When this face-up card you control is selected as an attack target, you can discard 1 "Fabled" monster to negate the attack.

Os três monstros restantes do Archetype, que são menos vistos em plataformas The Fabled. O Nozooche tem base no Nozuchi, e seu efeito é muito bom, porém ele pode ser bem lento, gastando seu Normal Summon e necessitando de outros 2 Fableds na mão. Ele, por meio de descartar um Fabled, chama outro de sua mão de nível 2 ou menor para o seu lado do campo, e com esse descarte é possível ativar o efeito dos Fableds, ou até chamar outros como pelo efeito de Cerburrel e Ganashia. O Kokkator é um Cockatrice, e digamos que é o Beatstick do archetype. Com seu ATK de 1700 e conseguindo bônus da Horn of the Phantom Beast, ele não é tão ruim em decks mais focados em bater, além de te deixar puxar uma carta extra, por descartar um Fabled quando ele destrói um monstro por batalha, mais uma vez, podendo aproveitar-se dos efeitos do descartado, e com no mínimo 1 Horn, você consegue puxar 2 cartas facilmente. O último é o Rubyruda, uma Garuda, um Tuner de nível 4, mostrando-se focar nos Synchros Fabled, e poder negar ataques como um Krebons, só que ao invés de pagar pontos de vida, ele descarta 1 Fabled de sua mão.

The Fabled Kudabbi e The Fabled Unicore

TheFabledKudabbi-HA04-EN-ScR-1E.pngThe Fabled Kudabbi

Level 4 - LIGHT - Beast/Synchro/Effect
ATK 2200 / DEF 1100
1 "Fabled" Tuner + 1 or more non-Tuner monsters 
This card gains the following effect based on the number of cards in your hand:
● 0: This card cannot be destroyed by battle or card effects.
● 3 or more: Destroy this card during the End Phase.

TheFabledUnicoreHA04-EN-ScR-1E.png


The Fabled Unicore

Level 4 - LIGHT - Beast/Synchro/Effect
ATK 2300 / DEF 1000
1 "Fabled" Tuner + 1 or more non-Tuner monsters
While you and your opponent have the same number of cards in hand, negate all Spell, Trap and Effect Monster effects activated by your opponent, and destroy that Spell/Trap/Monster.

Finalmente chegamos aos Synchros do Archetype, começando pelo Kudabbi, um monstro que se aproveita da mão vazia facilmente causada pelos diversos descartes para seu efeito, se tornando praticamente imortal. Seu ATK é razoável, mas é bem alto para um monstro nível 4 e sua invocação não é nada difícil, simplesmente por ter um Chawa e um Ganashia em mãos já se pode chamá-lo. Porém, seu último efeito pode prejudicar muito o jogador, ele se auto-destrói durante o fim do turno caso tenha 3 ou mais cartas em mãos, o que não é muito comum acontecer em decks Fabled. Por último, e não menos importante, o The Fabled Unicore, um dos meus favoritos. O Unicore é uma ótima carta, podendo negar tudo que seu oponente faça por somente ter o mesmo número de cartas na mão que ele. Além disso, tem um ATK de 2300, 100 a mais que o Kudabbi, e não corre o risco de se auto-destruir no fim do turno, porém ainda é vulnerável, mas é muito legal jogar durante seu turno sem ter medo de nada: Nem aquele Gorz pode te enjoar, nem as diversas Traps que seu oponente controla e muito menos o efeito de monstros.

Bem, visto que os The Fableds são um archetype LIGHT, o Honest, que suporta todos os monstros LIGHT, os ajuda muito, pois o ATK deles não é muito alto. Além disso, falando no ATK deles, a carta Horn of the Phantom Beast cai como uma luva, aumentando seus ATK por 800 e dando uma carta extra por destruir um monstro que seu oponente controla. Além disso, como fazem parte do archetype Fabled, recebem suporte fácil de cartas como Fabled Grimro e Fabled Krus, reciclando e facilitando as jogadas.

Obrigado por terem lido, e desculpe por não ter deck dessa vez, mas pretendo postar um no Carta da Semana e deixem seus comentários, críticas e sugestões abaixo ^^

Comentários
5 Comentários

5 Comentários:

Anônimo disse:
2 de junho de 2012 10:14

Esse archetype se da muito bem em decks DW também, principalmente o Fabled Krus que pode descartar os outros DW ou Fableds.

GabrielX disse:
2 de junho de 2012 11:29

Sim anon, apesar de que fica melhor os Fableds, os The Fabled por serem Beast n se dão muito bem ><

femt disse:
2 de junho de 2012 15:24

tinha que botar uma decklist de xemplo po!

Anônimo disse:
2 de junho de 2012 19:27

"Obrigado por terem lido, e desculpe por não ter deck dessa vez, mas pretendo postar um no Carta da Semana e deixem seus comentários, críticas e sugestões abaixo ^^ "

Anônimo disse:
7 de junho de 2012 23:12

tem um verz que é o the fabled unicore e outro fabled, o que signigica que os dois archetypezs estao ligados