30 de junho de 2012

Archetypes: Crashbug


Desculpa pelo Banner repetido, meu Photoshop deu problema

Ae galera! Bem, estou aqui de volta (valeu Enzzo por fazer os posts enquanto estava mal), e trago mais uma vez o Archetype, que dessa vez serão os Crashbugs, os pequenos vírus que apareceram primeiramente no ZEXAL e depois vieram no Booster Generation Force.


Mr. Kay Bem, como dito antes, os Crashbugs apareceram pela primeira vez no Yugioh ZEXAL, sendo utilizados pelo Mr. Kay, e depois vieram ao TCG e OCG no booster Generation Force. Eles são um pequeno archetype composto de 4 monstros e algumas cartas relacionadas à eles, cujo todos tem como característica lembrarem prisioneiros (O X tem um peso preso ao seu pé, o Y tem algemas e o Z tem ambos presos aos seus pés, além de todos os membros vestirem alguma vestimenta listrada).

GENF-BoosterJP.jpg
A estratégia de jogo deles é bem simples: Basta ter um Crashbug no campo e outro na mão cujo efeito necessite do outro em campo e ao chamá-lo, ele traz o terceiro membro que falta do Archetype te possibilitando Xyz rapidamente (O X chama o Z precisando do Y em campo, o Y chama o X precisando do Z em campo e o Z chama o Y precisando do X em campo) e se juntar as letras de seus nomes, vai formar a característica do archetype: Xyz.

Após isso, ainda temos o Boss do archetype, que se aproveita de ter os 3 no Grave e somente assim é chamado. O Super Crashbug realmente tem um efeito devastador, e colabora muito com os Crashbugs: Trocar a DEF pelo ATK de todos os monstros em posição de Ataque no campo, e como todos os Crashbugs tem a DEF maior que o ATK, ele se torna uma grande vantagem.


CrashbugX-GENF-EN-C-UE.pngCrashbug X

Level 3 - DARK - Fiend/Effect
0 ATK / 2000 DEF

When this card is Normal Summoned: You can Special Summon 1 "Crashbug Z" from your Deck. You must control a face-up "Crashbug Y" to activate and to resolve this effect.


CrashbugYGENF-EN-C-1E.jpgCrashbug Y

Level 3 - DARK - Fiend/Effect
1400 ATK / 1600 DEF

When this card is Normal Summoned: You can Special Summon 1 "Crashbug X" from your Deck. You must control a face-up "Crashbug Z" to activate and to resolve this effect.

CrashbugZGENF-EN-C-1E.jpg

Crashbug Z


Level 3 - DARK - Fiend/Effect
0 ATK / 1500 DEF

When this card is Normal Summoned: You can Special Summon 1 "Crashbug Y" from your Deck. You must control a face-up "Crashbug X" to activate and to resolve this effect.

Bem, aí está o trio principal do Archetype, e já dito acima estão os combos. Todos os membros desse archetype são DARK, o que nos dá diversos suportes, e por serem Fiends e Level 3, combinam perfeitamente com a Tour Guide from the Underworld. Bem, conseguí-los em campo não é difcil, pois são Level 3, e como tem DEF alta, principalmente o X, é fácil fazê-los resistir um turno (Bem, nem tanto contra o meta atual), mas caso não consiga, se pode usar cartas como Dimensional Prison, Mirror Force, Threatening Roar e Waboku para protegê-los e abusar de seus efeitos em seguida. O maior problema do Archetype, é que precisa ter 2 diferentes para funcionar, e vai te requerir um turno, o que pode destruir toda sua estratégia caso não consiga protegê-los.

SuperCrashbugGENF-EN-SR-1E.jpgSuper Crashbug

Level 4 - DARK - Fiend/Effect
0 ATK / 3000 DEF

Cannot be Normal Summoned or Set. Must first be Special Summoned (from your hand) in face-up Defense Position, by banishing "Crashbug X", "Crashbug Y", and "Crashbug Z" from your Graveyard. Switch the ATK and DEF of all face-up Attack Position monsters on the field. There can only be 1 face-up "Super Crashbug" on the field.

Finalmente chegamos ao Boss do Archetype, o grande Super Crashbug. Como dito antes, ele tem um efeito devastador, que acaba até com boa parte dos decks mais usados atualmente: Ele tem a capacidade de trocar o ATK e a DEF de todos os monstros em posição de ATK no campo, e como atualmente a maioria dos monstros tem mais ATK que DEF, e a DEF está sendo muito desvalorizada (está vindo bem baixa), isso lhe permite passar por cima de vários monstros com um Beatstick de 3000 ATK, porém, para atacar com ele, é necessário primeiro esperar um turno, pois ele somente pode ser trazido em posição de Defesa. Além disso, trazê-lo ao campo não é dificil, só precisamos banir os 3 Crashbugs do Cemitério, pra onde eles vão facilmente, pois eles trazem os 3 como mágica.

CrashbugRoadGENF-EN-C-1E.jpgCrashbug Road

Quick-Play Spell Card

Each player can Special Summon 1 monster from their hand with the same Level as 1 face-up Level 4 or lower monster they control.

InfectedMail-BP01-EN-C-1E.png



Infected Mail


Continuous Spell Card

Once per turn: You can target 1 face-up Level 4 or lower monster you control; it can attack your opponent directly this turn. Send it to the Graveyard at the end of the Battle Phase.

Bem, finalmente chegamos as cartas relacionadas ao archetype, e primeiro vamos falar um pouco sobre a Crashbug Road. Ela já foi citada com vários combos na Carta da Semana passada, e é realmente uma boa carta. Ela lhe permite ambos os jogadores trazer 1 monstro Level 4 ou menor de suas mãos com o mesmo nível de outro monstro que controle de Level 4 ou menor, trazendo facilmente 1 dos Crashbugs para se aproveitar dos efeitos com mais facilidade e dá um monstro pro oponente para ser controlado pelo Terror-Byte e se aproveitar do mesmo. Além dela, temos a Infected Mail, que comba perfeitamente com o Terror-Byte: Primeiro você toma controle do monstro, ativa Infected Mail e escolhe o monstro controlado, ataca com ele e no fim, deu um -1 pro oponente, enviando o monstro para o Cemitério durante o fim da Battle Phase. São realmente cartas muito interessantes, mas ambas são pouco usadas por serem bem situacionais, mas não faz mal tentar usá-las em um Deck focado em trazer rapidamente o N34.

Number34TerrorByte-PRC1-EN-ScR-LE.pngNumber 34: Terror-Byte

Rank 3 - DARK - Machine/Xyz/Effect
0 ATK / 2900 DEF

3 Level 3 monsters
Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card to target 1 Level 4 or lower face-up Attack Position monster your opponent controls; gain control of it until the End Phase.

Finalmente o tão comentado Terror-Byte. O Xyz do archetype é realmente bem util, podendo te proporcionar fácil food pra tributo, Xyz ou Synchro, porém necessitando outro monstro pra isso, claro. Tem um DEF bem alta, sendo dificil de ser destruido por batalha, porém é muito vulnerável e pode ser um custo bem alto por 3 monstros. Além disso, com a ajuda do Super Crashbug, ele troca seu ATK e DEF, ficando com 2900 ATK, se tornando um enorme beatstick e que pode causar um grande estrago junto a sua habilidade de tomar os monstros do oponente para ti.

TourGuideFromtheUnderworld-BP01-EN-R-1E.pngDarkArmedDragon-SDDC-EN-C-1E.jpgMysticTomato-DT06-EN-DNPR-DT.jpgDebrisDragon-TU04-EN-SR-UE.jpg

Bem, após comentar as cartas do Archetype e relacionadas ao mesmo, vamos a algumas techs. Primeiramente, a Tour Guide from the Underworld, ela é praticamente obrigatória, já que pode trazer qualquer um dos Crashbugs e propiciar um Xyz Rank 3 rápido. Além dela, temos o Dark Armed Dragon, que é um segundo Boss para o Deck, enquanto o Super Crashbug troca os ATKs, o DAD destrói tudo que vê pela frente por banir 1 monstro DARK do Cemitério. Além disso, o velho Mystic Tomato é uma boa opção, pois ele pode trazer um Crashbug para ser aproveitado no turno seguinte. Debris Dragon também pode ser uma boa tech, para propiciar Synchro Summons ao Deck (Alvos: Crashbug X e Z), e por último, mas não menos importante, o Dark Necrofear pode ser mais um boss do Deck, caso queira usá-lo, ele realmente pode atrapalhar jogadas e é fácil de trazer nesse Deck.

StarlightRoad-GLD5-EN-GUR-LE.jpgAllureofDarknessSDGU-EN-C-1E.jpgSafeZoneEXVC-EN-SR-1E.jpgThreateningRoar-DEM1-EN-C-UE.png

Bem, para Spells e Traps, obviamente cartas de suporte a DARK entram, principalmente a Allure of Darkness como Draw Power. Além dela pode-se usar Dark Eruption pra reciclar os monstros já usados. É necessário proteger os Crashbugs, então Book of Moon entra muito bem no Deck, além de Waboku, Threatening Roar, Mirror Force, Dimensional Prison e Thunder of Ruler, como já dito antes. Outra carta boa seria Safe Zone, que é uma das melhores cartas que se tem para proteger seus monstros e como sempre, a Starlight Road ou The Huge Revolution is Over para Torrential Tributes ou Dark Holes, principalmente (além de Heavy Storms, claro).

Com tudo isso dito, vamos a Decklist:


Sir, you just got Hacked

Monsters (21)

3x Crashbug X
3x Crashbug Y
3x Crashbug Z
1x Dark Armed Dragon
1x Debris Dragon
3x Mystic Tomato
1x Sangan
2x Super Crashbug
1x Tour Bus from the Underworld
3x Tour Guide from the Underworld

Spells (8)

1x Allure of Darkness
1x Book of Moon
1x Dark Hole
1x Heavy Storm
1x Monster Reborn
2x Mystical Space Typhoon
1x Pot of Duality

Traps (11)

2x Bottomless Trap Hole
1x Mirror Force
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning
1x Starlight Road
3x Threatening Roar
1x Torrential Tribute

Extra Deck (15)

1x Black Rose Dragon
1x Stardust Dragon
13x Xyz Rank 3 (E alguns Rank 4, se quiser, no caso de Tomatos e Super Crashbugs sobrarem)

Bem, o Deck é um Crashbug bem básico, focado principalmente no Spam rápido de Xyz. Tour Guide traz qualquer Xyz Rank 3 do Extra Deck (Exceto Terror-Byte), Tour Bus recicla Tour Guides e outros monstros que estejam no Grave sem motivo, além de poder retornar aquele Mezuki ou Hornet do oponente. 3 de cada Crashbug é uma opção minha, apesar de que só são necessários 2 de cada. 3 Threatening Roar para proteger os Crashbugs, além de impedir OTKs, e o resto é auto-explicativo.

*Curiosidade:

- Os Crashbugs tem uma counterpart LIGHT no anime, cujo nome é Debugger, e tem os mesmos efeitos que os Crashbugs, porém esses representam o Anti-Virus ao invés dos Virus.

Bem, foi isso, espero que tenham gostado e se possível comentem, obrigado ^^

Comentários
2 Comentários

2 Comentários:

Anônimo disse:
30 de junho de 2012 18:37

é isso ae Gabriel, good job! Keep on!

Enzzo S disse:
2 de julho de 2012 07:00

*Megusta*
Congratulations, os Crashbug, mesmo com poucos membros rendeu um ótimo texto e um ótimo deck