11 de maio de 2012

As Melhores Mães de Yu-Gi-Oh!

Artigo

Eae galerinha, como vão? Hoje resolvi fazer um post de comemoração ao dia das mães que será neste domingo (Vale lembrar que também sairá resultado do MCMF, portanto se apressem), para isso, peguei e comentarei um pouco sobre as cartas que possuem “Mother” no nome; No total forão 4, confira neste post.


Iris, the Earth Mother

Començando pela menos bizarra (Sim, pela menos bizarra, saiba o motivo no final), temos Iris, the Earth Mother, traduzindo: Iris, a Mãe da Terra. Podem observar o porque disso na artwork ao lado. Pode ter duplo sentido a artwork, isso porque a mulher lembra muito uma flor chamada Íris, algumas vezes encontrada com o nome Lírio (Embora seja incorreto).

Íris é um gênero de planta com flor, muito apreciado pelas suas diversas espécies, que ostentam flores de cores muito vivas. By: Wikipédia.

Além de uma flor, Íris, na mitologia grega é a mensageira dos deuses, e esta associada ao arco-íris. Sim, ao Rainbow (arco-ÍRIS).

Iris, the Earth Mother

Íris, the Earth Mother
Level 6 / LIGHT
ATK: 2400 / DEF: 1200
Fairy / Effect
Após uma Chain de 3 ou mais Links resolver, compre 1 carta. Este efeito não pode ser ativado se houver cartas com o mesmo nome na Chain.

NOTA: 3,5

Se pensar bem, o efeito da Íris é bom, te faz comprar cartas com facilidade. Colocar ela em um deck Chain Burn, por exemplo, pode ser uma grande escolha, entretando ela pode se tornar inútil, principalmente quando chega no segundo efeito que diz que você não pode comprar cartas após uma Chain de 3 ou mais links com cartas com nomes iguais resolver. Para quem não sabe o que é uma Chain, é quando uma carta é ativada em resposta a algum efeito.

Então quer dizer que (Legenda: Partes Laranjas são mecânicas básicas do Jogo):

* Se o oponente ativar Pot of Avarice (Link 1), você pode ativar Solemn Judgment (Link 2), pagar metade dos LPs, e o oponente pode ativar outra Solemn Judgment (Link 3), pagar metade dos LPs para negar o efeito da Solemn Judgment anteriormente ativada. A Chain é resolvida de trás para frente, então, a Solemn Judgment ativada pelo oponente será a primeira a resolver seu efeito. Neste caso, o efeito da Solemn do oponente negará a Solemn ativada por você (OBS: É preciso pagar LPs para ativar a Solemn Judgment, então se for negada você pagou LPs de qualquer jeito). Como as Solemns foram cortadas como numa equação matemática, restou apenas o efeito do Pot of Avarice, que continuará imune. Neste caso, o efeito da íris não poderia ser ativado, pois havia duas cartas com o mesmo nome na Chain (Link 2 e Link 3).

* Se o oponente ativar Pot of Avarice (Link 1), você ativar Solemn Judgment (Link 2), pagar metade dos LPs, e o oponente ativa Dark Bribe (Link 3). O que acontecerá neste caso: Dark Bribe nega o efeito da Solemn Judgment, você compra 1 carta (Teve metade dos LPs perdidos para nada), e o efeito do Pot of Avarice é negado. Lembrando que apenas uma Counter Trap pode negar outra Counter Trap, então Dark Bribe pode negar Solemn Judgment (Ambas Counter Traps). Neste caso, o efeito da Íris poderia ser ativado, pois não havia cartas com o mesmo nome na Chain (Link 1, 2 e 3 com efeitos diferentes). No final, você teria 2 novas cartas na mão (Dark Bribe e Íris) e teria perdido metade dos LPs por causa da Solemn.

 

Em decks Chain Burn ((YDM Cyberfox) Deck Burn Draw), onde se utiliza várias cópias de cartas de compra como Jar of Greed, Legacy of Yata-Garasu e Reckless Greed, Íris poderia ser bem-vinda, apesar de que sua invocação seria complicada, visto que a maior parte do deck é de Traps e Spell Cards Quick-Play.

Enfim, pela nota dada ao início deste post junto com a descrição dela, pode-se notar que não é uma carta muito “jogável”, apesar de ser um Level 6 e que precisa de apenas 1 tributo e pode ser usada em conjunto em decks Fairy, há alguns decks que usam ela (ou já usaram), apesar de não termos muitas notícias (Ou estou enganado)?

* Sem Prioridade?


Mother Grizzly

Como a lista começou pela menos bizarra, vamos comentar sobre Mother Grizzly, a mãe ursa parda, diferente da Íris, possui um status maior.

Ela é um dos seis buscadores elementares, ou seja, que busca criaturas de determinado atributo do deck, desde que ele tenha menos de 1500 pontos de ATK. No caso da Mother Grizzly, ela é a buscadora dos monstros WATER. Isso se torna estranho, pois como um urso pardo pode ser buscador de peixes e outras criaturas da água se ele é um animal servagem?


Mother Grizzly
Level 4 / WATER
ATK: 1400 / DEF: 1000
Beast-Warrior / Effect
Quando esta carta é destruída por batalha e enviada ao cemitério, você pode Special Summon 1 monstro WATER com 1500 pontos de ATK ou menos do seu deck.


NOTA: 8,0

Seria mais viável fazer um peixe imperador como buscador do que um urso pardo. Se reparar nos status ao lado, outra bizarrice é seu tipo (Beast-Warrior). Mas também, se Mother Grizzly fosse um simples urso pardo, marrom e do tipo Beast, seria muito comum, então tiveram que fazer uma ursa aquática gigante com efeito para buscar até mesmo outras ursas gigantes. Repare na nota da carta: 7,0 merecido, pois apesar das bizarrices, é uma carta muito utilizada e que pode abrir caminhos à vários combos aquáticos.

Pode buscar Skreech (Carta Bizarra #26: Skreech), outro suporte  muito utilizado nas plataformas aquáticas e que pode ser muito bem vindo em decks Frogs (Archetype: Frogs) pela facilidade de enviá-los ao cemitério para futuramente ativar o efeito de um Ronintoadin ou Treeborn Frog, que pode contribuir em deck Monarch.

Com a volta da importância dos Fish na era Xyz, caracterizada pela presença do personagem Reginald Kastle no anime Zexal, Mother Grizzly continua sendo a mãe das criaturas aquáticas, com um incrível efeito que pode buscar praticamente qualquer monstro de Level 3 ou 4, tanto para Xyz quanto para Synchro.

Não tem muito o que comentar sobre a Mother Grizzly e suas estratégias, pois seu efeito não é complexo como a das outras mães de Yu-Gi-Oh!, e pode ser usado como peça coringa em quase qualquer deck de água.


Alien Mother

Alien Mother é a patriarca do archetype Alien, e por isso possui um efeito digno desse título. Aliens é um archetype de monstros Reptile, um dos primeiros da era Synchro, e que é caracterizado pela aparência “de outro mundo”. Criaturas com artwork muito bem feita, um bizarro que acaba sendo bonito. Infelizmente o archetype não evoluiu pela inconsistência dos Counters e pelos membros serem fracos. Como os Aliens não tiveram sucesso, foram lançados os Worms, que conseguiram ser mais poderosos em vários termos (Deck: Rivalry of Warlords + Rivalry of Wormlords).


Alien Mother
Level 6 / DARK
ATK: 2300 / DEF: 1500
Reptile / Effect
Se esta carta destrói um monstro com A-Counter por batalha e o envia ao cemitério, Special Summon aquele monstro para o seu lado do campo no fim da Battle Phase. Se esta carta é removida do campo, todos os monstros Special Summon por esse efeito são destruídos.

NOTA: 5,5

Tanto Worms quanto Aliens são civilizações extraterrestres, então é de se imaginar criaturas muito bizarras como por exemplo o Worm Ugly (Carta Bizarra #12: Worm Ugly). Entretanto, os Worms são mais “nogentos” e “gosmentos”, enquanto que os Aliens são mais “limpos” e em minha opinião possuem artworks muito melhores.

Em um deck Alien, usa-se A-Counters, contadores semelhantes a Venom Counters, pois dependendo da situação do campo, monstros com A-Counters perdem 300 pontos de ATK e DEF para cada durante a Damage Step somente.

Este é o veneno dos Aliens, enquanto que o dos Venom seja mais agressivo, podendo destruir monstros com facilidade, e os Reptilianne (Archetype: Reptilianne)são mais diretos (Não usam counters) e zeram fácil os ATKs (Duelo Entre As Cartas #4: Vennominon x Vaskii), os Aliens são um pouco mais fracos, porém com os suportes adequados você pode fazer um deck no mínimo jogável com eles (misturando outros Reptiles para suporte e algumas cartas staples).

Se não fosse pelo lado ruim do efeito da mãe alienígena, que é de poder pegar controle de apenas monstros infectados com A-Counters e estes são destruídos quando ela sai do campo, receberia uma nota maior, entretanto essas fraquezas a prejudicam muito mesmo com várias cartas que a protegem. Prefira Creature Swap ou Number 11: Big Eye (Usando o Big Eye).


Mother Spider

Por último, e não menos importante, temos Mother Spider, que para mim é a mãe mais bizarra dentre as quatro. Primeiramente, esse inseto não parece uma aranha (Cadê as características básicas de uma?), mesmo sabendo que é, pois no nome diz.

Não há nada de curioso na mãe aranha, sua artwork é bizarra e quanto a parte jogável, seu efeito é bem interessante. Não é um staple, mas em decks focalizados na sua invocação, pode ser muito fácil.

 

Mother Spider
Level 6 / DARK
ATK: 2300 / DEF: 1200
Insect / Effect
Se você possui apenas monstros Insect em seu cemitério, você pode enviar 2 monstros em Posição de Defesa que o oponente controla ao cemitério para Special Summon esta carta da mão.


NOTA: 6,5

Faz algum tempo que postei um deck para vocês usarem contra duelistas aracnofóbicos (Deck Arachnophobia), mas ainda vale a pena relembrá-lo. O deck é baseado no campo mágico Spider Web e por isso acaba sendo um Stall, pois o tempo todo o objetivo é passar os monstros do oponente para a defesa e então atacar com as aranhas. Mother Spider cabe como uma luva nesse deck, onde seu objetivo é, ao mesmo tempo que destrói monstros no campo do oponente, você Special Summon um monstro com 2300 pontos de ATK e depentendo da situação pode atacar diretamente.

Talvez com alguns ajustes no deck acima citado, ele se torna mais moderno junto com a era Xyz. Vale também tentar adaptá-lo com os Inzektors (Archetype: Inzektors) ou então usar a Mother Spider no Side Deck de um deck do tipo.

O único ponto-fraco da mãe aranha é a sua restrição a decks com membros de outros tipos sem ser o Insect, e isso impede que sua nota seja maior. Decks Inzektor, por exemplo, que usam Dark Armed Dragon, Black Luster Soldier – Envoy of the Beginning e até mesmo Effect Veiler, acabariam prejudicando a entrada triunfal da Mother Spider. Usar Extra Deck então, que possui muito poucos insetos, seria arriscado.


Qual a Melhor? Depois de ler o artigo completo falando de cada mãe de Yu-Gi-Oh!, podemos imaginar a melhor delas. Repare que três delas são Level 6 e isso prejudica. A melhor poderia ser facilmente a Mother Grizzly pela maior nota, porém eu prefiro a Mother Spider devido aos milhares de monstros com Spider no nome, e que pode ser muito útil em decks baseados neles (Diferente de Alien Mother, que é opcional em um deck Alien e raramente usada). Iris, the Earth Mother é quase inútil, apesar de ter suas vantagens e Mother Grizzly supera todas pelo seu poder de busca elementar da água.

Então é isso galerinha, espero que tenham gostado.

Comentários
6 Comentários

6 Comentários:

samurai disse:
11 de maio de 2012 22:14

Na minha opinião a melhor e mais parecida com o termo de mãe!! foi a Iris, the Earth Mother, amei a artwork e lembra muito a maternidade gostei muito do post vcs estão de parabéns!!!

Anônimo disse:
12 de maio de 2012 11:19

maravilhoso,vocês são muito originais deu até vontade de fazer um deck comemorativo para elas

Anônimo disse:
12 de maio de 2012 12:46

Precisamos montar um deck mother q seja competitivo.

Samuel Cézar disse:
12 de maio de 2012 14:30

essa Iris tem a artwork mais legal em comparação as mães...
porém prefiro Mother Grizzly...eu curto os buscadores de cada atributo...
(se bem que além de deck de Exodia, só sei montar deck de atributo)

Anônimo disse:
12 de maio de 2012 15:15

nem precisa ser competitivo so devemos ganhar uns 50 duelos com ele que ta bom

CyberBlu disse:
12 de maio de 2012 18:44

Thanks! Como fazer o deck eu não sei, teria que pensar num objetivo incomum para as mães, já que elas são de archetypes distintos.