16 de janeiro de 2012

Carta da Semana #10: Van'Dalgyon the Dark Dragon Lord

cartadasemana1

300px-VanDalgyontheDarkDragonLordCT07-EN-SR-LE

A carta desta semana se trata de uma das melhores cartas que eu já vi, talvez a melhor, se usada nos decks corretos.

 

Van’Dalgyon the Dark Dragon Lord (Esse nome grande e difícil de escrever) é a última palavra em decks Fairy Counter, basta você ter algumas armadilhas da linha Solemn e pronto! Você tem garantido um monstro com 2800 de ATK e mais um efeito dependendo do que foi negado.

 

Para dar certo, você vai precisar só de 2 cartas: Uma armadilha Counter virada para baixo e Van'Dalgyon the Dark Dragon Lord

Van’Dalgyon the Dark Dragon Lord
Lvl. 8 / DARK
ATK: 2800 / DEF: 2500
Dragon / Effect
Após uma Counter Trap Card que você controla negar a ativação ou efeito de uma carta do oponente, você pode Special Summon esta carta da sua mão. Então, ative o efeito apropriado baseado no tipo de carta negada:
• Spell: Inflija 1500 pontos de dano ao seu oponente.

• Trap: Selecione e destrua 1 carta que seu oponente controla.
• Effect Monster: Selecione 1 monstro no seu Cemitério e o Special Summon.

Encontrado Em: 2010 Collectors Tins.

 

A primeira vista, você pode pensar: “Nossa, para que eu vou querer um monstro forte desse se hoje em dia o oponente nem deixa você baixar cartas e a maioria são de jogo-rápido. Essa carta não cabe em nenhum deck”. ERRADO! Van’Dalgyon é um excelente monstro, se usado em decks baseados em Counter Traps, ou seja, aquelas que são ativadas para negar efeito de outras ou obter outro efeito após a ativação de um efeito comum.

 

É engraçado, mas muitos duelistas não sabem a diferença entre uma Normal Trap para uma Counter Trap, a diferença é que uma Counter só pode ser chained e nunca ativada sozinha sem que um outro efeito seja ativado antes, e na maioria das vezes nessa chain você obtém um efeito para se livrar do efeito da primeira carta ativada (Eu confesso que sou um péssimo professor, mas é isso ae).

 

300px-BountifulArtemisTU06-EN-C-UE300px-VanDalgyontheDarkDragonLordCT07-EN-SR-LE300px-SolemnJudgmentSDLS-EN-C-1E300px-HarvestAngelofWisdomCSOC-EN-SR-LE

Existe um deck específico pelo qual Van’Dalgyon se encaixa perfeitamente, esse deck é chamado de Counter Fairy, as quatro cartas acimas formam uma estratégia básica de um deck Counter Fairy, vamos estudar o seguinte:

 

  1. Você ativa Solemn Judgment enquanto Bountiful Artemis esta virada para cima no campo, com isso você perderá metade dos pontos de vida e negará qualquer efeito. Então o efeito de Bountiful Artemis é ativado e você compra 1 carta.
  2. Você ativa o efeito de Van’Dalgyon da mão e com isso o invoca ao campo especialmente e ganha um poderoso efeito, podendo infligir 1500 de dano ao oponente, destruir uma carta no campo do oponente ou invocar um monstro do seu cemitério (Efeito Burn, Destruidor ou Ressuscitador xD)
  3. Quando Harvest Angel of Wisdom for destruído, você recupera seu Solemn Judgment, e o seta, preparando para o próximo turno.

 

Com isso você acaba de negar um efeito que poderia te destruir, comprar 1 carta, ganhar um monstro com 2800 de ATK, ganhar um efeito dependendo da carta negada e ainda por cima tem grande possibilidade de retornar aquela Counter Trap para a mão para que o efeito se repita, mas ficará certinho apenas se tiver mais Van’Dalgyon na mão.

 

300px-Meltiel,SageoftheSkyGLD4-EN-C-LE (1)300px-VoltanistheAdjudicatorDR04-EN-UR-UE300px-TheSanctuaryintheSkySDLS-EN-C-1E

O lado bom de um deck Fairy Counter é que você estará sempre negando efeitos de cartas do oponente e ainda por cima obtendo novos. Dou como exemplo esses outros dois monstros indispensáveis em qualquer Fairy Counter: Meltiel, Sage of the Sky e Voltanis the Adjudicator, a primeira além de você ganhar 1000LPs cada vez que uma armadilha contrária for ativada, se você ter The Sanctuary in the Sky pode destruir uma carta no campo do oponente, no fim, você obtém dois efeitos pelo preço de um. A segunda, quando uma Counter Trap é resolvida, você pode tributar todos os monstros que controla e invoca-la da mão, além disso destruir 1 carta do oponente para cada Fairy tributada, e no fim, você acaba com o oponente e ganha outro monstro com 2800 de ATK.

 

300px-VanDalgyontheDarkDragonLordCT07-EN-SR-LE418px-Dark_World300px-DarkIllusionSDMA-EN-C-1E

Dei como exemplo uma utilidade em decks inocentes e de luz, agora, vamos mudar o assunto e falar o que atrai muitos duelistas: Dark Worlds (Porém, muitos odeiam cada membro deste archetype). A estratégia básica de Van’Dalgyon em decks Dark World se resume a uma carta armadilha chamada Dark Illusion. Essa armadilha pode negar e destruir qualquer carta que tenha como alvo monstros DARK no seu campo, não é tão efetiva quanto uma Solemn Judgment mas serve quando ela não vem. O que acontece é que você terá um deck com todas as criaturas protegidas, já que todos Dark Worlds são de atributo DARK e o Van’Dalgyon também.

 

Caso negue o efeito de monstros quando Van’Dalgyon é invocado, você poderá invocar qualquer Dark World do cemitério, já que a maioria deles tem efeitos positivos quando descartados da mão, como o Broww que lhe permite comprar 1 carta.

 

Porém é menos provável Van’Dalgyon em decks Dark World justamente por que a maioria das cartas nesses decks são Normal Traps ou Normal Spells, efeitos que se ativam imediatamente, e o máximo que terá vai ser as cartas da linha Solemn.

 

300px-DarkBribeSDGU-EN-C-1E300px-SevenToolsoftheBanditYS11-EN-C-1E

300px-DivineWrathDT04-EN-DNPR-DT300px-SolemnJudgmentSDLS-EN-C-1E (1)300px-SolemnWarningCT08-EN-SR-LE

Acima apenas alguns exemplos de Counter Traps, os melhores exemplos. Se você quiser um deck competitivo com Van’Dalgyon, deverá insistir nessas cartas, pois elas são a melhor opção para tudo. TODAS ELAS TEM UM CUSTO, Dark Bribe faz o oponente comprar 1 carta, Seven Tools of the Bandit e Solemn Warning precisam de oferenda de LPs, Solemn Judgment requer metade da sua vida e Divine Wrath tem como preço descartar 1 carta (Amiguinha de Dark World, e você ainda pode invocar o monstro descartado pelo efeito do Van’Dalgyon e no final tem 2 novos e poderosos monstros).

 

Infelizmente não existe muitas estratégias para Van’Dalgyon pois o único caminho é ter um deck com bastante Counter Traps que neguem efeitos de Spells, Traps e monstros, você também poderia escolher em fazer um deck burn com cartas que neguem apenas mágicas (Magic Jammer), um deck destruidor (Seven Tools of the Bandit) ou um deck de ressuscitar criaturas (Divine Wrath).

 

300px-TualatinDT05-EN-DSPR-DT

Tualatin é o rival de Van’Dalgyon, veja que ambos possuem ATK, DEF e nível igual (o nome difícil não conta), o atributo deles são diferentes (luz e trevas confronto eterno) e quanto ao efeito, o das trevas possui habilidades devastadoras enquanto o segundo além de negar invocações de determinado atributo e destruir com muitas cartas. Tendo como exemplo um deck Van’Dalgyon Dark World e um Tualatin Fairy Counter, o Fairy Counter ganharia pois destruiria todos os monstros DARK do oponente e ainda por cima impediria do outro deck Normal ou Special Summon monstros do atributo declarado. Veja o que Tualatin faz:

 

“Se você controlava 2 ou mais monstros no início da Fase de Batalha do seu oponente e todos eles foram destruídos em batalha e enviados ao Cemitério, você pode Invocar Especialmente esta carta da sua mão durante aquela Fase de Batalha. Se o fizer, escolha um Atributo e destrua todos os monstros virados para cima com aquele Atributo. Seu oponente não pode fazer Invocação Normal ou Invocação Especial de monstros com aquele Atributo.”

 

O que você achou desse efeito? Devastador, não é? Assim como o do Van’Dalgyon. Que tal combinar os dois rivais e produzir um deck com temática Chaos, ficaria muito top combinar deck Fairy Counter com BLS e companhia limitada.

 

O ponto-fraco do Van’Dalgyon esta na limitação de somente Counter Trap, e hoje em dia decks que rodam possuem poucas armadilhas, já que Typhoon esta liberada a três e temos várias outras cartinhas a solta por aí, então concluímos que, a nota dessa carta será:

 

NOTA: 9,7

PREÇO: Em média 30 reais em versão Secret Rare e Ultra Rare.

 

Recomendamos Que Leia:

* Os 20 Staples Mais Utilizados na Atualidade - Y7

* Curiosidades Yu-Gi-Oh! #51 a #60 – Y7

* Carta da Semana #6: Airknight Parshath - Y7

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: